![]() |
Foto Divulgação Consulado Americano |
Barack Obama, Presidente dos EUA, sua esposa a Primeira dama Michelle Obama e as filhas Malia e Sasha visitam o Brasil dias 19 e 20 de março.
Barack Obama desembarca em Brasília no sábado dia 19 de março por volta das 8h00 horas, permanece por 12 horas na cidade e depois segue para o Rio de Janeiro, onde fará pronunciamento dirigido a todos brasileiros. Obama pretende que este pronunciamento seja histórico.
Informações do Itamaraty e da Embaixada dos EUA, quatro compromissos estão agendados e confirmados: um encontro no Planalto com a Presidente Dilma Roussef, um almoço e encontro com grandes diretores de empresas e um fórum com 400 empresários do Brasil e dos EUA.
As 10h00 horas, ele sobe a rampa do palácio do Planalto para um encontro oficial com a Presidente brasileira. Dilma e Obama devem ter duas reuniões: um encontro reservado e um ampliado, assinam atos e fazem declarações à imprensa.Está prevista uma coletiva de imprensa.As 13h00 horas no Itamaraty, ele fala em um fórum que reunirá 20 CEOs - diretores presidentes de emrpesas dos EUA e do Brasil.Em seguida Obama e Dilma almoçam com lideranças inclusive sindicalistas.
Obama participa às 15:00 horas, de um encontro com 400 empresários brasileiros e norte-americanos.
Seu último compromisso deve ser um jantar privado no Palácio da Alvorada, ainda não confirmado.
Sua partida para o Rio de Janeiro dia 20 de março, está prevista para as 20h00 horas
A Primeira dama dos EUA Michelle Obama deve ter uma agenda paralela, em Brasília onde pretende visitar instituições que mantém projetos sociais na região.
Rio de Janeiro: Dia 20 de março o Presidente Obama participa de uma reunião com o governador Sérgio Cabral , às 9h30 fará uma visita ao Corcovado que está sendo considerada como um "programa familiar" e pelas características do local terá acesso restrito, seguindo às 10h30 para a Cidade de Deus.
O pronunciamento público do Presidente Obama será às 15h00 , o acesso à Praça Floriano (nome oficial da Cinelândia) será permitido a partir das 11h30.
O Presidente Obama deve permanecer duas noites no Rio de Janeiro, embarcando para o Chile na segunda-feira, dia 21 de março: Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial.

Segurança: As autoridades brasileiras estão mantendo em sigilo o esquema para segurança durante a visita do Presidente Barack Obama Obama. A coordenação da operação ficará sob a responsabilidade do Comando do Exército, encarregado de definir os detalhes com o Serviço Secreto americano, responsável pela guarda do Presidente.
A Policia Federal, que trabalhará na guarda pessoal de Obama, também acionárá seus serviços marítimo, aéreo e de operações especiais em Brasília e no Rio de Janeiro.
O Ministério das Relações Exteriores e o governo dos EUA fizeram acordo para que todos os procedimentos realcionados à segurança de Obama fossem mantidos em segredo inclusive os trajetos, tanto em Brasília quanto no Rio.Todos os órgãos envolvidos nas operações, como a PF, as secretarias de Segurança Pública do DF e do RJ e as Forças Armadas, entre outros, ficarão subordinados ao exército, que trabalhará em conjunto com os americanos.
Fontes: Gazeta do Povo e Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário