Valerie Bowman Jarret, advogada afroamericana de Chicago, é consultora sênior e assistente do presidente para assuntos Intergovernamentais e Relações Públicas.Jarret é a principal assessora do Presidente Barack Obama.

Valerie Jarret fala durante uma sessão na Clinton Global Initiative,
em Nova York, 22 set. Foto Reuters
Jarret nasceu no Irã, em 1956, a família estava morando lá porque o pai médico, havia recebido oferta de salário inferior de seus colegas brancos em Chicago. Quando os Bowman tentavam explicar questões raciais à filha, ela não entendia.Valerie que tem a pele clara, alegava que os iranianos que os cercavam tinham todos a pele mais escura que a sua. - porque ela deveria ser considerada negra?
Quando a família voltou a Chicago, depois de uma passagem pela Inglaterra, ela se matriculou na escola pública, falando farsi, francês e inglês com sotaque britânico.Décadas mais tarde, no jantar que daria origem à sua amizade com os Obama.
"Eu nunca me senti prejudicada pessoalmente pelo preconceito", ela afirma. "Em parte por isso eu achava que Barack seria capaz de vencer". Jarret advogada, com pós doutorado, diplomada pelas universidades Stanford e do Michigan, conheceu Obama quando entrevistou a noiva dele, Michelle Robinson, para um posto na prefeitura. Desde aquele primeiro encontro, ela se tornou alguém com quem os jovens advogados (Michelle e Barack) podiam discutir as suas ambições, sonhos.
Os Obama tinham origem modestas, e Jarret representava a sofisticação e o refinamento intelectual de Hyde Park, o bairro de Chicago em que viviam.A mãe dela Barbara Bowman, é psicologa infantil, e gerações anteriores de sua família já haviam rompido barreiras:seu bisavô foi o primeiro negro a se formar no Instituto de tecnologia de Massachusetts (MIT) e seu pai foi o primeiro negro a conquistar um posto de professor titular na Universidade de Chicago.Em sua casa em jantares dominicais as pessoas mais notáveis do bairro se reuniam para conversar.
Valerie Jarret é Presidente do Conselho de Mulheres e Meninas da Casa Branca.
Fonte:Portal Terra (Tradução Paulo Migliacci/ME)
Nenhum comentário:
Postar um comentário