Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Presidente Barack Obama relembra, desafio à opressão e racismo

Inspiração e respeito,  na luta da ativista de direitos civis Rosa Parks

O presidente posa repetindo Rosa Parks: homenagem aos anônimos (Pete Souza/White House<br />
) 
O Presidente Barack Obama, e a memória de  Rosa Parks: homenagem a luta por justiça e igualdade

O presidente norte-americano, Barack Obama, visitou dia 19 de abril,  um dos símbolos da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. Em fotografia publicada pelo site da Casa Branca, Obama se encontra sentado no ônibus do qual a ativista Rosa Parks foi expulsa, em 1º de dezembro de 1955. O ato foi o mote para uma grande campanha antirracismo nos EUA.   
                                              
A visita ocupou parte da agenda de campanha no estado do Michigan e ocorreu no museu Henry Ford, onde o veículo está exposto.

“Eu tive a chance de sentar no ônibus de Rosa Parks”, disse Obama. “Eu apenas sentei lá por um momento e ponderei a coragem e a tenacidade que são parte de nossa história recente, mas que também são parte de uma longa lista de pessoas, muitas vezes anônimas, mas que insistiram constantemente em sua dignidade, na aposta pelo sonho norte-americano”, acrescentou o presidente.
O episódio de Rosa Parks é emblemático. Quando ela se negou a ir ao fundo do ônibus e foi presa por desrespeitar uma lei do estado do Alabama que não permitia que os negros se sentassem com os brancos no transporte coletivo, ela movimentou a população negra dos Estados Unidos. No mesmo ano, foi instaurado um boicote aos ônibus em Montgomery, cidade em que Parks foi detida.

A revolta levou à criação da Associação pelo Desenvolvimento de Montgomery (em tradução livre), entidade antirracista administrada por líderes comunitários negros. O número um do movimento foi o Martin Luther King Jr. A campanha atraiu atenção de todo o país à segregação racial e levou King ao centro das atenções nos EUA. “São os cidadãos comuns, engajados em continuar lutando, que fazem as maiores mudanças e aproximam este país (EUA) de seus maiores ideais”, declarou o Presidente Obama.
Fonte:CSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário