Páginas

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Obama declara ser a favor dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo

O Presidente dos Estados Unidos disse pela primeira vez ser a favor dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, em entrevista transmitida (10 de maio) no programa Good Morning America da ABC.

"Para mim, a título pessoal, é importante dizer que os casais do mesmo sexo devem poder casar-se", afirmou.

Segundo o blogue da ABC, Obama explicou que chegou a esta conclusão depois de falar com elementos da sua equipa, amigos e família. "Ao longo dos anos tenho falado com amigos, família, amigos, e quando penso nos elementos da minha equipa que são extremamente comprometidos com as suas relações monogâmicas, relações entre pessoas do mesmo sexo, que criam filhos juntos; quando eu penso nos soldados que andam a lutar em meu nome e que mesmo assim se sentem constrangidos, mesmo agora que o 'não perguntes, não digas' acabou, porque não lhes é permitido comprometerem-se através do casamento; a determinado ponto conclui que para mim, pessoalmente, é importante avançar e afirmar que penso que os casais do mesmo sexo devem poder casar", explicou o Presidente dos Estados Unidos.

Barack Obama fez questão de sublinhar que esta é a sua opinião pessoal e que continua a apoiar o conceito de cada estado decidir por si. Mas mostrou-se confiante que cada vez mais americanos se mostrem confortáveis com os casamentos gays.

"É interessante, pois é uma coisa geracional", continuou o Presidente."Quando vou a campus universitários, às vezes converso com universitários republicanos que acham que eu tenho políticas terríveis ao nível da economia, dos negócios estrangeiros, mas são muito claros quando o assunto é a orientação sexual, pois acreditam na igualdade. Eles mostram-se muito confortáveis com esses assuntos. Malia e Sasha [as suas filhas] têm amigos cujos pais são do mesmo sexo. Houve momentos em que eu e Michelle conversamos com elas durante o jantar, e elas expressaram seu desconforto com a possibilidade de os pais dos amigos serem tratados de forma diferente. Isso não faz sentido para elas e, francamente, esse é o tipo de coisa que estimula uma mudança de perspectiva".

E, segundo Barack Obama, a sua mulher, Michelle, partilha da mesma opinião. "É algo que temos falado ao longo dos anos e ela pensa da mesma forma que eu. No final, os valores que eu e ela mais prezamos é a forma como tratamos os outros... Somos ambos cristãos praticantes e obviamente esta posição pode parecer estranha para os outros, mas quando pensamos na nossa fé, pensamos na regra de ouro que é tratar os outros como queremos que nos tratem a nós. E penso que é isso que queremos transmitir às nossas filhas e é o que me motiva como Presidente. E acho que quanto mais consistente eu for em seguir estes preceitos melhor serei como pai e marido e, espero, melhor serei como Presidente", sublinhou Obama na mesma entrevista.

Fonte: DN Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário